Trombeta-de-anjo

A espécie é classificada como tóxica e narcótica, sendo que todas as partes da planta são perigosas.
Trombeta de anjo

A trombeta-de-anjo é nativa da América do Sul, sendo encontrada em diversas regiões do Brasil, é um arbusto que pode chegar a 3 metros de altura geralmente com um único tronco com muitas ramificações. As folhas são grandes e ovais. As flores são docemente perfumadas e podem ter cerca de 30 cm de comprimento em forma de trombeta. São em geral de coloração branca ou amarela, mas ocorrem variedades e híbridos de flores róseas. Devido a sua fácil adaptação ao ambiente e pela exuberância de suas flores esta planta é cultivada como ornamental.

Leia também: Espirradeira: A Planta Tóxica que Requer Atenção e Cuidado

A espécie é classificada como tóxica e narcótica, sendo que todas as partes da planta são perigosas. A planta possui alcalóides tropânicos  como a escopolamina, atropina e hiosciamina. Os efeitos da ingestão de qualquer parte da planta podem causar paralisia dos músculos lisos, confusão, taquicardia, alucinações auditivas e visuais, midríase e morte.

Classificação

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem:  Solanales

Família: Solanaceae

Gênero: Brugmansia

Espécie: B. suaveolens

Apesar de ser tóxica a planta possui propriedades medicinais, como antiasmática, anticonvulsivante e cardiotônica, sendo assim indicada para fabricação de medicamentos para o Mal de Parkinson, infecções urinárias, problemas cardíacos e síndrome pré-menstrual.

 

Conteúdo sugerido

Plantas tóxicas

As plantas são elementos essenciais para a vida na Terra, desempenhando papéis cruciais na produção de oxigênio, manutenção do equilíbrio