Carambola: A fruta que pode matar

Carambola é um fruto exótico e atrativo de uma espécie de árvore nativa da Indonésia e Índia, de nome científico: Averrhoa carambola. Tanto a árvore como seus frutos são populares em todo o Sudeste Asiático, no Pacífico Sul e partes da Ásia Oriental. A árvore também é cultivada na Colômbia, Guiana, República Dominicana, Brasil e nos Estados Unidos, no sul da Flórida e do Havaí.
A fruta possui uma neurotoxina capaz de provocar graves alterações neurológicas em pacientes com histórico de nefropatia crônica (doença do rim). Dentre estas alterações podemos observar desde quadros leves, como soluços e confusão mental, até quadros mais sérios, como convulsões e morte.
| Confira o vídeo
Em indivíduos sem doenças renais, a neurotoxina presente na carambola é absorvida, distribuída e excretada pela via renal, sem comprometimentos ao organismo; já em pacientes com insuficiência renal a toxina não é devidamente excretada, ocorrendo elevação de níveis séricos afetando o sistema nervoso central, levando o indivíduo ao coma e a morte.
Portadores de diabetes devem consultar o médico antes de comer a fruta, pois podem sofrer de insuficiência renal sem saber.
O tratamento pela intoxicação deve consistir na hemodiálise diária com duração 5 a 10 horas e nos casos mais graves a hemodiálise deve ser contínua.