Cascavel-diamante-oriental

Cascavel-diamante-oriental
Cascavel-diamante-ocidental. Imagem de domínio público.

Crotalus adamanteus é o nome cientifico da maior cobra venenosa da América do Norte podendo chegar a 2,4 m de comprimento e pesar até 4,5 kg. Vive nas planícies costeiras, que vão desde o sudoeste da Carolina do Norte até a Flórida e oeste de Louisiana. A espécie tem uma cabeça grande e um corpo volumoso coberto por diamantes negros separados por bordas em tom de amarelo ou creme. A cauda geralmente é em tom marrom ou cinza com anéis escuros, terminando num chocalho bem desenvolvido.

O animal vive no solo e raramente sobe em árvores. Alimenta-se de ratos, camundongo, esquilos e pássaros. A reprodução é ovovivípara com período de gestação que varia de seis a sete meses, podendo nascer de 6 a 21 filhotes. Os filhotes medem cerca de 15 cm e podem ser mais perigosos do que os adultos, porque não tem controle sobre a quantidade de veneno que injetam.

Temida como mortal e agressiva, a Cascavel-diamante-oriental só ataca seres humanos quando são provocadas ou sentem-se ameaçadas. Ela tem um veneno potente que mata as células vermelhas do sangue e provoca danos nos tecidos. Mordidas são extremamente dolorosas e pode ser fatal aos humanos, no entanto, ao ser administrado o antiveneno raramente resulta em morte.

A cascavel-diamante-oriental  não está em perigo de extinção, mas por causa da matança indiscriminada, da caça e da perda generalizada de seu habitat, o número de indivíduos vem sendo diminuído drasticamente.