O verão chega e, com ele, uma preocupação permanente: a Dengue.
É sabido que com o aumento das chuvas, aumentam também os casos de dengue, doença causada por vírus transmitido durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O mosquito desenvolve-se por metamorfose completa, passando por 4 fases no ciclo vital: ovo, larva, pupa e adulto, necessitando da água nas três primeiras fases do ciclo.
A crotalária
O nome comum crotalária é utilizado para se referir as plantas do gênero Crotalaria, da família Fabaceae. As espécies mais conhecidas e cultivadas desse gênero são: Crotalaria juncea, Crotalaria spectabilis, Crotalaria breviflora, dentre tantas outras, sobretudo para produção de fibras e utilização como adubos verdes e plantas de cobertura na agricultura. As flores dessas leguminosas (fabáceas) são de coloração predominantemente amarela, com menos ou mais estrias ou manchas avermelhadas, dependendo da espécie, o que as tornam bastante atrativas, particularmente para os insetos polinizadores.
A crotalária e o combate ao mosquito da dengue
Acreditava-se que o cultivo de espécies de plantas do gênero Crotalaria poderia funcionar como controle biológico contra o mosquito Aedes aegypti. As flores das plantas seriam atrativos, favorecendo a proliferação de libélulas (Ordem Odonata), que se alimentariam das larvas do Aedes aegypti e também do mosquito adulto.
O plantio da crotalária em terrenos baldios e em residências com o propósito de eliminar larvas do mosquito da dengue não tem efeito algum. É raro encontrar larvas de libélulas nos mesmos recipientes que são encontrados as larvas do Aedes aegypti. A libélula faz a posturas de seus ovos em grandes depósitos de água enquanto que o mosquito precisa apenas de uma gota de água.
Seriam necessárias milhões de libélulas para combater apenas algumas larvas do mosquito, pois as libélulas não são predadoras exclusivas do Aedes aegypti.
Sendo assim, não há comprovação científica do controle do mosquito Aedes aegypti pelo cultivo da crotalária.
A única maneira eficaz de se combater o mosquito transmissor da dengue é localizando e eliminando os seus criadouros.