Mosquito Anopheles

Mosquito Anopheles é responsável por transmitir o protozoário que causa a malária. Conheça o ciclo de vida desse animal.
mosquito
Mosquito transmissor da Malária - James Gathany, Dr. Frank Collins, Universidade de Notre Dame, USCDCP , CC0, via Wikimedia Commons

Anopheles, conhecido também como mosquito prego,  é o transmissor do protozoário que causa a malária. No Brasil o Anopheles darlingi é o principal vetor da doença. Anofelinos são encontrados em todo o mundo, exceto na Antártida.

Os anofelinos são holometabólicos, ou seja, desenvolvem-se por metamorfose completa: ovo, larva, pupa e adulto. As fêmeas das diversas espécies de anofelino colocam seus ovos em coleções hídricas as mais distintas, na dependência do criadouro que se mostra mais adequado para a espécie a que pertencem.

Estes criadouros podem ser grandes lagos ou lagoas, remansos de rios ou córregos, represas artificiais, valas de irrigação, alagados, manguezais pântanos e até mesmo plantas da família das Bromeliáceas, conhecidas como bromélias, gravatá, etc. Tem preferência pelo baixo teor de matéria orgânica presente na água, o que permite dizer que águas poluídas, especialmente em áreas urbanizadas, raramente poderão servir para a reprodução do inseto.

As fêmeas colocam 50-200 ovos por oviposição. Os ovos são postos individualmente diretamente na água, mede cerca de 0,5 mm e são dotados de flutuadores nas laterais que permitem permanecer na superfície.

Dos ovos surgirão as larvas, que se transformam em pupas, que por sua vez se transformam em adultos. A duração deste desenvolvimento de ovo ao adulto varia dependendo da temperatura, pode se completar em menos de 5 dias, mas costumam levar de 10-14 dias.

Os machos alimentando-se de néctar e outras fontes de açúcar. As fêmeas também se alimentam de fontes de açúcar para energia, mas necessitam de sangue para o desenvolvimento dos ovos. Após a obtenção de uma refeição de sangue completo, a fêmea irá descansar por alguns dias, enquanto que o sangue é digerido e os ovos são desenvolvidos. Este processo depende da temperatura, mas normalmente leva 2-3 dias em condições tropicais.

Um fator importante da fêmea, é que ela prefere se alimentar de sangue humano (antropofilia), tornando-a eficiente na transmissão da malária.

A maioria dos anofelinos são crepusculares (ativo ao entardecer ou amanhecer), ou noturnos, os machos vivem por volta de uma semana, enquanto que as fêmeas podem chegar a 30 dias.

Vale lembrar que, em se tratando dos anofelinos, não ocorre transmissão transovariana, ou seja, os mosquitos jovens não nascem infectados pelo protozoário, portanto não podem transmitir a malária. Isto só ocorrerá quando a fêmea se alimentar de sangue contaminado.

 

Conteúdo sugerido

Vetores biológicos

Os vetores biológicos desempenham um papel fundamental na transmissão de doenças, desencadeando uma complexa interação entre organismos e transmissores. Essa

Culex quinquefasciatus

Esse mosquito é importante no Brasil por ser o vetor biológico do verme causador da filariose linfática (Elefantíase)