Descrição da espécie
O papagaio-do-mar é uma ave marinha pelágica, pois passa quase toda a vida no oceano, buscando o continente apenas para a reprodução. Ocorre no Atlântico Norte, tanto no lado Americano como no Europeu. A ave pertence à família Alcidae, e é uma das três espécies de papagaios-do-mar que compõem o gênero Fratercula.
O Papagaio-do-mar (Fratercula arctica) é uma ave de porte pequeno, com cerca de 30 centímetros de comprimento, um peso que varia entre 300 e 600 gramas e envergadura entre 47-63 cm.. Possui uma aparência distintiva, com um bico multicolorido e pernas curtas. Sua plumagem é predominantemente preta, com detalhes em branco nas laterais do pescoço e um par de olhos expressivos. Não sofre dimorfismo sexual, macho e fêmea possuem a mesma coloração, sendo a fêmea um pouco menor que o macho.
Classificação da espécie
Classe: Ave
Ordem: Charadriiformes
Família: Alcidae
Gênero: Fratercula
Espécie: F. arctica
Acesse o canal: Aves
Comportamento
O Papagaio-do-mar é notável por seu comportamento social e suas habilidades de mergulho. Eles formam colônias em penhascos e falésias, onde se reúnem em grande número durante a época de reprodução. Além disso, são excelentes mergulhadores, podendo atingir 60 m de profundidade, mas normalmente, capturam suas presas em profundidades inferiores a 30 m. Alimentam-se de peixes, moluscos e crustáceos.
Reprodução
A reprodução é o único pretexto destas aves marinhas para ir a terra. Reproduzem-se em grandes colônias, são monogâmicos, acasalam-se sempre com os mesmos parceiros. Utilizam o bico e as patas para escavar o solo e construir um ninho, ou nidificam entre rochas e pedregulhos. As fêmeas põem ovos que são incubados, por turnos, sob as asas do macho e da fêmea. A incubação dura cerca de 42 dias.
Preservação
A preservação do Papagaio-do-mar é uma preocupação crescente, à medida que as populações dessas aves enfrentam desafios devido às mudanças climáticas e à perda de habitat. Muitas organizações e grupos de conservação se dedicam a proteger essas aves incríveis, garantindo que elas continuem a desempenhar um papel vital nos ecossistemas marinhos.